Compreendendo os personagens e escolhendo a pessoa certa para o trabalho

Talvez a parte mais importante da criação de uma equipe de trabalho seja entender a importância de diferentes personagens, a pesquisa no Emprega Campinas e o que cada um pode trazer para sua organização.

Isso significa, primeiramente, respeitar e compreender todas as diferentes habilidades que seus diferentes funcionários podem oferecer (ou sua família!). 

Uma grande parte da liderança é delegar e isso significa que você precisa conhecer bem cada membro da sua equipe para saber quem é mais adequado a qual cargo.

Você pode obter uma carga de trabalho duas vezes mais eficiente, simplesmente dando os trabalhos certos para as pessoas certas! Isso também significa respeitar e reconhecer que sua equipe será mais experiente e melhor equipada do que você em algumas áreas.

Isso é importante porque é outra maneira de mostrar respeito e dar mais autonomia a eles. Mas você deve ter compreensão suficiente de cada um dos seus papéis para entender o que eles estão fazendo e ajudar a oferecer 
orientação.

Um bom líder em uma empresa de TI deve saber um pouco sobre SEO, um pouco sobre codificação e um pouco sobre marketing para que eles possam ajudar cada membro a trabalhar em conjunto. O importante também é entender as diferenças de 
personalidades, o que também pode ajudá-lo a entender melhor os pontos fortes e fracos de cada membro da equipe e a ajudá-lo a se relacionar melhor com problemas que possam estar tendo.

Emprega Campinas

Alguns testes psicométricos definirão pessoas em um negócio como se encaixassem em um dos quatro principais ‘tipos’:

  • Dominante
  • Expressivo
  • Introvertido
  • Relacional

O tipo dominante de curso é a personalidade do “tipo A” que é alta, motivada e de alto desempenho. Eles podem fazer um bom líder algum dia, mas eles também irão, sem dúvida, esfregar as pessoas no caminho errado até que tenham alguma experiência em seu currículo. O tipo expressivo é o grande comunicador que é o vendedor natural e deve, portanto, receber esses tipos de tarefas.

Os introvertidos são auto-motivados e trabalham bem sozinhos, mas podem ser tímidos (nem sempre) e provavelmente não seriam as pessoas certas para fazer apresentações ou tarefas de vendas. Por outro lado, eles podem ser bastante criativos e úteis nesses cenários.

Finalmente, você tem o tipo relacional que é impulsionado por suas relações externas e que é um grande criador de paz e comunicador. Essas pessoas podem fornecer a cola em uma equipe e ajudar a evitar discussões. Qual o melhor tipo de personalidade para sua equipe? Todos eles! E se você for fazer uma pequena célula para enviar a uma feira ou trabalhar em um projeto específico, você vai querer incluir um de cada tipo de pessoa para obter o máximo de todos.

Dessa forma, você terá muitas influências diferentes, resultando no melhor resultado final. É claro que você pode ir muito mais fundo do que isso também com testes como o Myers-Briggs Personality Type Test – mas esta é uma medida muito longa e profunda e muito demorada.

Em última análise, nenhum teste psicométrico oferecerá uma imagem perfeita ou completa da personalidade de uma pessoa, mas a chave é simplesmente conhecer sua equipe da melhor maneira possível e entender como eles trabalham com outros membros da equipe e onde você pode colocá-los a maioria deles.